Nova rota turística une religiosidade, arquitetura histórica e gastronomia no RS; confira
23/01/2026
(Foto: Reprodução) Roteiro dos Sinos: Nova rota turística une religiosidade, arquitetura histórica e gastrono
Um novo trajeto turístico religioso começa a ganhar espaço em São Leopoldo, Novo Hamburgo e Estância Velha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os municípios carregam marcas da imigração alemã e agora integram o chamado "Roteiro dos Sinos". A iniciativa une espiritualidade, cultura e história.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O percurso valoriza templos e comunidades que preservam tradições religiosas. Igrejas, santuários e centros espirituais fazem parte do passeio, que revela locais históricos.
O roteiro dura o dia inteiro e inicia pela manhã em Estância Velha, na Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus, onde os visitantes são recebidos com café da manhã. De van, o grupo segue para outros seis destinos.
Roteiro dos Sinos: Nova rota turística une religiosidade, arquitetura histórica e gastronomia
O trajeto inclui ainda a Igreja Evangélica Luterana (Estância Velha), Santuário Padre Reus (São Leopoldo), Colégio São José (São Leopoldo), Centro de Espiritualidade Cristo Rei (São Leopoldo), Igreja Evangélica Três Reis Magos (Novo Hamburgo) e Santuário das Mães (Novo Hamburgo). Ao fim da tarde, o transporte retorna ao ponto de partida.
"A gente quer que esse roteiro tenha um significado diferente. Que a pessoa venha, passe o dia aqui nesses espaços, mas que volte para casa com uma mensagem e a alma mais leve", diz a presidente da Rota Romântica, Terezinha Haas.
A cada parada, os visitantes encontram atrações distintas: a cripta e itens que pertenciam ao Padre Reus; o centro histórico das Irmãs Franciscanas, com objetos centenários; uma igreja bombardeada na Guerra dos Farrapos; e o som de órgãos históricos, incluindo um instrumento com 816 tubos e outro de 170 anos.
O passeio é feito mediante agendamento pela operadora oficial Rossi Turismo e custa R$ 170 por pessoa, com café da manhã, almoço e transporte inclusos.
O roteiro também estimula a economia local. A produtora rural Isaura Eismann é responsável pelo café servido aos turistas.
"Eu fico bem feliz que eu também fui escolhida pra isso. Eu acho muito legal que isso vai dar um atrativo a mais para o município", afirma.
Para quem quiser prolongar a experiência, é possível adaptar o passeio e se hospedar no Complexo São José, onde os visitantes são recepcionados pelas freiras franciscanas. O Roteiro dos Sinos se propõe a ser uma jornada de contemplação, fé e descobertas.
Colégio São José (São Leopoldo),
Júlia Taube/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS