Caramelo Fumaça é o grande vencedor do concurso 'vira-lata mais simpático do RS'
16/08/2025
(Foto: Reprodução) Vira-latas disputam título de mais simpático no RS
Foi conhecido neste sábado (16) o grande vencedor do concurso que elegeu o vira-lata mais simpático do estado. Em votação apertada, o caramelo Fumaça, de Tramandaí, superou os finalistas Chokito, de Marau, e Cãodete, de Porto Alegre. A iniciativa foi realizada pelo Jornal do Almoço, da RBS TV.
A competição contou com doze candidatos que participaram de eliminatórias, até chegar aos três finalistas. A disputa teve direito a campanha e mobilização nas redes sociais. Cards temáticos incentivando a votação foram postados em várias plataformas.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Conhecido como "o caramelo mais amado do litoral", Fumaça é presença constante em eventos e também no comércio. Um dos lugares que mais frequenta é uma academia no centro da cidade, onde acompanha de perto o treino dos alunos.
Todos no município conhecem esse personagem marcante, que chamou a atenção da cantora Simone Mendes, durante show na Festa Nacional do Peixe, neste ano.
"Ele é uma figura ilustre, ele tem passe livre em todos os lugares. A gente brinca que o fumaça chega a ser meio onipresente. É incrível porque diversos comércios da cidade se unem e cuidam dele", disse Cadu Streit, empresário e proprietário da academia onde Fumaça costuma passar as manhãs.
Caramelo Fumaça é o grande vencedor do concurso 'vira-lata mais simpático do RS'
Reprodução/RBS TV
Confira os outros dois finalistas:
Cãodete (Porto Alegre)
Aluno número 43 da Academia de Polícia da Brigada Militar de Porto Alegre, chegou na academia e ganhou o coração dos alunos. Ele participa de treinamentos de abordagem, marcha e treinos físicos. Para cada ocasião, um traje adequado: ele tem farda e também roupa de corrida. Hoje, é o mascote da turma e ganhou o título de "cãodete 43", que conta com quarenta e dois alunos.
"Ele veio pra fortalecer nosso espírito de corpo aqui do curso, da academia. E fortalecer todos os valores de amizade, de companheirismo e essas valências que a gente trabalha aqui no curso", destacou a aluna oficial Bruna Pacheco, uma das pessoas que acolheu o Cãodete na Academia de Polícia da capital.
Chokito (Marau)
Presença confirmada no centro de Marau, o Chokito ganhou esse nome por ter nascido próximo ao período da Páscoa. Já passou por duas adoções, mas não se adaptou. Em uma delas, tentou pular de uma sacada no terceiro andar para ir para a rua. Foi quando uma ONG decidiu tornar ele comunitário. Hoje, cerca de 400 pessoas formam o grupo de apoio para gastos com veterinário e alimentação.
"Ele gosta mesmo de estar por aí, andando, visitando as pessoas, conhecendo pessoas novas, tendo esse carinho da população. Ele é bem famoso aqui na cidade", contou Gabriele Zonta, uma das integrantes da ONG que acolheu o Chokito em Marau.
Fumaça, Caodete e Chokito disputaram a preferência do público
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS